Restauração do Altar

Publicado em 19/08/2025 | Tema: Despertamento Espiritual e a Operação do Espírito Santo
Tags: Elias, Israel, altar, fogo do Senhor, Espírito Santo, sacrifício de Jesus, doutrina dos apóstolos, comunhão, culto, despertamento espiritual, fé, decisão espiritual

Thumbnail
Passagem Bíblica

"Então caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e o pó. E ainda lambeu a água que estava no rego." (1 Reis 18:38)


Agora nós vamos meditar na palavra de Deus, e o texto que será lido é Primeiro Reis 18:38. Ele também será projetado na tela. A palavra diz assim:

"Então caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego."

Um objetivo desta mensagem é trazer um despertamento espiritual, tal como aconteceu com Israel nos dias de Elias. Israel estava cocheando entre dois pensamentos: não sabia se servia ao Senhor ou se seguia a Baal. Cochear significa não andar firmemente, não ter a mente firme no Senhor.

Nesse momento, Elias desafiou os profetas de Baal no Monte Carmelo diante do povo. Cada um construiria um altar e faria um sacrifício, sem acender fogo. Clamariam ao seu Deus, e o Deus que respondesse com fogo seria o verdadeiro Deus. Assim como nos dias de Elias, o desafio se mantém: em quem vamos depositar nossa fé, no Senhor ou em falsos deuses?

Os profetas de Baal, cerca de 400, prepararam seu altar, clamaram e até se retalharam, mas não houve resposta. Elias, então, focou no altar do Senhor, que estava quebrado (1 Reis 18:30). Ele reparou o altar, preparando o coração para que Deus operasse na vida do povo. Elias organizou a lenha, representando nossa vida, colocando diante do Senhor nossos problemas e limitações.

O bezerro sacrificado aponta para Jesus; só através de Seu sangue somos purificados de todo pecado. Elias também pediu quatro cântaros de água sobre o sacrifício, repetindo o derramamento duas vezes, totalizando doze cântaros. A água representa a palavra de Deus — os quatro evangelhos e, depois, a doutrina dos doze apóstolos. O rego ao redor do altar, de duas medidas, simboliza comunhão e separação do que é externo.

Elias orou ao Senhor às três horas da tarde, hora do sacrifício no templo, valorizando o culto e o sacrifício de Jesus. Quando ele clamou, fogo caiu do céu, consumindo o holocausto, a lenha, a água e o pó. O fogo representa a operação do Espírito Santo, como na coluna de fogo que guiava Israel no deserto e nas línguas de fogo sobre os discípulos no Pentecostes.

Todo o povo, ao ver o fogo consumir o sacrifício, proclamou: "Só o Senhor é Deus." Eles não estavam mais coxando entre dois pensamentos, mas decididos a servir ao Senhor. Durante aquele período de seca espiritual de três anos, a fé do povo foi firmada, e Deus enviou chuvas abundantes.

Deus deseja operar o mesmo em nossa vida: não permanecer em seca espiritual ou dúvidas, mas experimentar a operação do Espírito Santo, firmeza no Senhor e abundância de bênçãos. Isso abrange todas as áreas — espiritual, familiar, conjugal e profissional. Deus quer restaurar o altar de nossa vida, colocando Jesus como Senhor, para que o Espírito Santo opere de maneira maravilhosa.

Que Deus abençoe sua vida e toda a sua família através desta palavra.



Pr. Elcio Conrado
Este conteúdo foi transcrito do canal oficial da Igreja Cristã Maranata no YouTube.
Nosso site apenas organiza e facilita o acesso às transcrições.
← As duas mães A palavra viva faz arder os corações →
← Voltar ao Blog